Search + Win

5/25/2009

Biografia: Tarsila do Amaral


Tarsila do Amaral foi a pintora que mais representou a primeira fase do movimento modernista do Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, começou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Nasceu em 1 de setembro de 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo, filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, e neta de José Estanislau do Amaral, com o codnome de “o milionário” por causa de sua grande fortuna acumulada em fazendas do interior de São Paulo.
Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino. Mais tarde, estuda com George Fischer Elpons. Em 1920, viaja à Paris e freqüenta a Academia Julian, onde é orientada por Émile Renard. Na França, conhece Fernand Léger e participa do Salão Oficial dos Artistas Franceses de 1922, aprendendo técnicas influenciadas pelo cubismo. De volta ao Brasil, em 1922, une-se a Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, formando o chamado Grupo dos Cinco, que defende as idéias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do movimento modernista no Brasil.


Postado por: Letícia Queiroga 6B 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário