Search + Win

5/27/2009

Definição: Modernismo no Brasil


O modernismo brasileiro foi um grande movimento cultural que transmitiu bastante sobre a cenaartística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX principalmente na literatura e nas artes plásticas.
O modernismo se divide em 3 fases: A 1° fase mais radical e bastante contrária a tudo que foi anterior, cheia de escândalos.A 2° fase mais calma, que formou grandes romancistas e poetas: e uma terceira, chamada de Pós-modernismo.




Postado por: Leonardo n°17 6B

5/26/2009

Fontes:

-Wikipedia
-Google Imagens
-Itau Cultural

Postado por: Nicolas 6b 27

5/25/2009

Histórico do Modernismo


Chama-se genericamente modernismo (ou movimento moderno) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o designs da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se diferenciam e até mesmo se antagonizam.O modernismo é uma corrente artística que surgiu como resposta às conseqüências da industrialização, revalorizando a arte e sua forma de realização: manual. O nome deste movimento deve-se à loja que o alemão Samuel Bing abriu em Paris no ano de 1895: Art Nouveau. No resto da Europa difundiram-se diferentes traduções: Modernismo, na Espanha; Jugendstil, na Alemanha; Secessão, na Áustria; e Modern Style, na Inglaterra e Escócia.
Nos anos compreendidos da primeira fase modernista, os imigrantes vinham ao Brasil para substituir a mão-de-obra dos ex-escravos e também para ocupar os postos de trabalho nas indústrias, que davam lugar às importações ocorridas a partir da Primeira Guerra Mundial. Contudo, os produtos importados continuavam vindo pelo porto de Santos e eram consumidos, em geral, pela população de São Paulo com maior poder aquisitivo, como os funcionários públicosNo Brasil, os principais artífices do movimento modernista não se opunham a toda realização artística anterior a deles.
Revistas da época também se dedicaram ao tema, tais como Estética, Klaxon e Antropofagia, que foram meios de comunicação entre o movimento, os artistas e a sociedade.
A pintura modernista misturou as delicadas e elegantes formas do gótico com o simbolismo romântico de dois grupos importantes da Europa do século XIX: os pré-rafaelistas ingleses Millais, Rossetti, Hunt e Brown e os nazarenos alemães Overbeck, Pforr e Cornelius.

Postado por: Beatriz Salati n°4

Paulina D'Ambrosio


Paulina D'Ambrosio nasceu em São Paulo em 1.890.Mostrou logo cedo talento ao violino.
Aos 15 anos, foi para a Europa para estudar no Conservatório Real de Bruxelas, na Bélgica, centro internacional do instrumento e difusor da escola franco-belga.Voltou ao Brasil em 1907, e se dedicou ao ensino, ingressando na Escola Nacional de Música, onde deu aula por 42 anos. teve em segundo plano, carreira como intérprete, participando da Semana de Arte Moderna, em que interpretou entre outros autores Villa-Lobos que a considerava sua violinista predileta e a quem carinhosamente chamava de "generala de meu exército".Ela ensinou várias gerações de bons violinistas. Teve como alunos:Bosisio, Santino Parpinelli, José Martins de Mattos, Guerra-Peixe, Natan Schwartzman, Henrique Morelembaum e Ernani Aguiar. Paulina D'Ambrosio morreu em 1976.


Publicado por:Leonardo N°17 6B

Nosso manifesto:Recicla mestre 3000-lixonator5000

As pessoas não reciclam e reciclando podemos reaproveitar muitas coisa.As pessoas devem ter o recicla-mestre3000, é uma máquina que tem forma de uma arma, que quando você coloca qualquer coisa dentro, ela recicla na hora.Você pode escolher o que quer fazer com o material reciclado.
Essa máquina não passará de 30 reais o aluguel por um mês, mas você poderá ficar com tudo que a máquina reciclar.Todos tem que ter esta máquina, precisa ser barata e acessível para todos!
Para as pessoas de classe social baixa, devem ser distribuidos essas máquinas, para todos poderem reciclar.
Todas as culturas podem reciclar, elas tem que ter essa máquina.


Postado por: Leonardo N°17

Biografia: Arnaldo Barbosa

Arnaldo Barbosa foi um dos grandes caricaturistas da arte modernista brasileira. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1902. Na adolescência, foi morar na Itália, e estudou no instituto de Belas Artes de Moderna.
De volta ao Brasil, participou do Clube dos Artistas Modernos, fundou a Sociedade Pró-Arte Moderna(SPAM),em 1932, e integrou a Família Artística Paulista(FAP), em 1937.Durante a carreira, pintou paisagens e naturezas mortas.
Fazendo caricatura, colaborou em jornais e revistas cariocas, em especial, na revista Para Todos.
Morreu no ano de 1981, também na cidade de São Paulo.






Postado por: Mariah Aoas, nº 23, 6B.

Biografia: Antônio de Alcantara Machado


De família respeitada, de advogados e escritores, formou-se em direito no ano de 1924, na Faculdade de Direito de São Paulo, onde o pai, também escritor, era professor. Mas, Alcântara nunca praticaria a profissão de jurista, preferindo aos dezenove anos iniciar a carreira de jornalista, na qual chegou mesmo a ocupar o cargo de redator-chefe do Jornal do Comércio.
Começou na literatura primeiro ao escrever críticas de peças de teatro para o jornal. No ano de 1925, viajou à Europa, onde ele já esteve quando criança, e de onde se inspirou para escrever crônicas e reportagens que viriam a dar origem ao seu primeiro livro, Pathé-Baby (primeiramente publicado em 1926), o qual recebeu um prefácio de Oswald de Andrade, este que unia os laços de amizade com Alcântara.
Ele escreveu muitos contos e crônicas modernistas.


Postado por: Nicolas Mladenic 6b 27

Biografia: Tarsila do Amaral


Tarsila do Amaral foi a pintora que mais representou a primeira fase do movimento modernista do Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, começou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Nasceu em 1 de setembro de 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo, filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, e neta de José Estanislau do Amaral, com o codnome de “o milionário” por causa de sua grande fortuna acumulada em fazendas do interior de São Paulo.
Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino. Mais tarde, estuda com George Fischer Elpons. Em 1920, viaja à Paris e freqüenta a Academia Julian, onde é orientada por Émile Renard. Na França, conhece Fernand Léger e participa do Salão Oficial dos Artistas Franceses de 1922, aprendendo técnicas influenciadas pelo cubismo. De volta ao Brasil, em 1922, une-se a Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, formando o chamado Grupo dos Cinco, que defende as idéias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do movimento modernista no Brasil.


Postado por: Letícia Queiroga 6B 18

Definição: Modernismo no Brasil

O modernismo brasileiro foi um grande movimento cultural que transmitiu bastante sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, principalmente na literatura e nas artes plásticas.
O modernismo se divide principalmente em três fases: a primeira fase, mais radical e bastante contrária a tudo que foi anterior, cheia de irreverência e escândalo; uma segunda mais calma, que formou grandes romancistas e poetas; e uma terceira, chamada de Pós-Modernismo.


Postado por: Leonardo Sepúlveda 6b 17